Made Design

Dicas dos gráficos

Blog

Contrato para freelancers – 10 informações que não podem faltar

Construir um contrato para autenticar seu trabalho como freelancer não é nenhum segredo. Na verdade, para que esse documento cumpra sua função, ele deve apenas carregar informações que sejam relevantes para garantir os direitos e deveres de ambas as partes do acordo. Aqui na Art3, temos o privilégio de atuar diretamente com os dois lados dessa negociação. Por isso sabemos quais itens um contrato deve ter para assegurar, de forma geral, tanto o profissional que executa o freela quanto a empresa que o solicita. Confira agora quais detalhes não podem faltar no seu contrato de prestação de serviços.

Informações básicas

Comece pelo essencial, e registre no contrato todas as informações básicas, como nome completo, profissão, endereço, entre outras.

Descrição do trabalho

Descreva, sem reservas de detalhes, tudo que será feito durante o job. Essa parte do contrato vai garantir que você atue de forma transparente, sem nenhum risco de levantar dúvidas futuras em seu cliente.

Formas e prazo de pagamento

Vai receber por horas e dias trabalhados ou pretende definir um valor único por todo o serviço prestado? Nesse momento você deve especificar como gostaria de ser remunerado. Lembre-se que, se optar por cobrar por projeto em vez de cobrar por horas, é importante estipular uma data limite para o pagamento dos primeiros 50% do valor total combinado, assim como o prazo para depósito da segunda metade. Quem escolhe receber por horas ou dias precisa informar, via contrato, se o pagamento deve ocorrer semanalmente ou ao final do mês.

Prazos para execução e entrega do job

Hora de especificar quando o trabalho se inicia, quando deve ser concluído e até quando o cliente pode solicitar alterações. Obviamente, as datas podem ser revistas conforme o projeto se desenvolve. Porém, documentar essas preferências iniciais é uma boa forma de evitar confusões e mal-entendidos ao longo do processo.

Custo do projeto

Por existirem diversas formas de trabalho que podem ser executadas por um freelancer, é importante informar, no contrato, os variados custos que um projeto pode acarretar para além da mão de obra. Temos basicamente duas categorias de gastos: 1) a que se relaciona diretamente com o projeto (manutenção de equipamentos, reposição de matéria-prima etc.); 2) a de caráter situacional (deslocamentos, estadias ou alimentação). Independentemente da origem, todas essas formas de custos são responsabilidade do cliente.

Direitos de autor

Mais um detalhe que, ao ser bem definido, pode garantir uma relação saudável e livre de atritos entre contratante e contratado. Quando o projeto for finalizado, de quem serão os direitos de autor? Um exemplo: defina, no contrato, se os textos criados para alimentar o site do seu cliente podem ser assinados por você, ou se devem ser apresentados sob outra autoria, que não a sua.

Detalhes em relação à concorrência

É possível que seu cliente apresente algumas condições em relação ao seu envolvimento com projetos paralelos de empresas do mesmo ramo ou setor. Se esse for o caso, estabeleça no contrato a possibilidade de isso acontecer e se há período de tempo a respeitar entre um job e outro, até que você possa trabalhar para a concorrência novamente.

Rescisão do contrato

Consideramos o prazo de 15 dias um período seguro para o contratante rescindir um contrato com você. Note que esse período mínimo vai proteger o seu trabalho como freelancer e pode evitar muitos prejuízos.

Assinatura

Para fechar seu contrato, recomendamos que seja reservado um espaço no documento para recolhimento das assinaturas. Além da rubrica do cliente e do prestador de serviços, é interessante que o contrato esteja assinado por, pelo menos, duas testemunhas. Fonte: lucianolarrossa.com

NÃO TENHO CADASTRO

Faça o seu cadastro, aproveite promoções, ofertas exclusivas e as vantagens em ser o nosso cliente.

Site 100% seguro

CADASTRAR

JÁ TENHO CADASTRO

Esqueceu sua Senha?

NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as novidades e acontecimentos da Gráfica Art 3